Fóruns ZON
Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registar )
Loading tabs, please wait...

5 Páginas V   1 2 3 > »   
Reply to this topicStart new topic
nuno_wide
post 12 Jun 2009, 03:37
Post #1

Membro

Grupo: Members
Registado: 12-June 09
Membro nº: 15964

Boa noite,

Também desde que aderi ao Wide 50 mega e me colocaram este equipamento (NETGEAR CBVG834G) que fiquei sem ligação ao IRC (com o mirc), e o LIVE Messenger (ao enviar ficheiros, por ex.) "congelava" por completo o equipamento, tendo que ser obrigatoriamente desligado da corrente para voltar "à vida", facto que me origina um incómodo enorme pois necessito de aceder remotamente desde o trabalho, a minha casa e ter que fazer 5 Kms apenas para vir desligar e ligar o equipamento é no mínimo irreal.

Portanto tive que meter "mãos à obra" pois "vivo" da internet, e não posso ficar à espera de actualizações de firmwares ou de resoluções de terceiros (sine dia). Portanto deixo aqui a minha "solução" para estes problemas.

1 - LIVE Messenger - Desliguei todas as funcionalidades do NETGEAR exceptuando o DNS por DHCP. Meti o NETGEAR numa gama 192.168.50.1 e atribui ao 192.168.50.50 o DMZ, liguei um cabo de rede a uma das portas de LAN do NETGEAR à porta WAN de um 2 router que já tinha (DLink Dir300), ficando o DLINK numa gama 192.168.0.1 (com a WAN 192.168.50.50) a gerir toda a LAN (Firewall, Port Forwarding, DDNS, etc) e o NETGEAR apenas a fazer de "modem cabo". Deste modo deixei de ter qualquer problema com o LIVE Messenger (em qualquer um dos computadores da LAN ... e tenho 3). O DLink custou €30

2 - IRC - Relativamente ao IRC o problema não está no NETGEAR, mas sim nos DNS da ZON ou nas próprias ligações da ZON (firewall, proxy, etc.). Porque mesmo depois do que fiz em cima para ter LIVE Messenger sem problemas, o IRC (mirc) continuava a não funcionar. Como eu tenho um servidor web (alojado num data center de outro ISP), bastou que configura-se no NETGEAR o meu DNS (em vez dos da ZON) que fiquei logo com o IRC a funcionar na perfeição. Altero para os DNS da ZON e o mirc deixa de ligar. Como tal o NETGEAR nada tem a ver com isto ... pois com o meu o DNS o NETGEAR funciona na perfeição.

Fica aqui a minha "solução" no sentido de puder ser útil a mais alguém que também "tenha pressa na solução" e não se importe de gastar mais uns cobres, mas fico a aguardar uma resolução destas questões por parte da ZON até porque ... 1º estou a ter que utilizar 2 equipamentos em vez de 1 (o consumo energético é maior) e 2º o meu DNS é para o uso dos meus clientes e não para o meu uso particular no IRC, para isso pago à ZON.

Cumprimentos,

Nuno
Go to the top of the page

+Quote Post

Hélio M
post 15 Jun 2009, 12:14
Post #2

Membro

Grupo: Admin
Registado: 21-May 08
De: ZON Multimédia
Membro nº: 12314

Caro Cliente,

QUOTE(nuno_wide @ 12 Jun 2009, 03:37) *

Agradecemos desde já o facto de nos reportar estas resoluções e confirmamos o encaminhamento Interno das mesmas para análise.

Cumprimentos,

IPB

Quem é Zon está ON!

+Quote Post

hugo mig
post 7 Jul 2009, 21:13
Post #3

Membro

Registado: 7-July 09
Membro nº: 16141

verifico a mesma situacao em relacao ao msn por favor agradeco que resolvam a situacao nao cabe ao cliente solucionar quando a zon nao se certifica que o problema e do equipamento que fornece.
@Helio devo de dizer que os seus colegas do apoio tecnico nao tinham nenhuma informacao relativa a este assunto e que disseram que o problema seria do cliente e nao da zon. a solucao dada pelo Nuno funcionou no meu caso tambem por acaso ja tinha um outro router aqui por casa se nao tivesse como seria ?

+Quote Post

Nélio D
post 8 Jul 2009, 17:23
Post #4

Membro

Registado: 15-July 08
De: ZON
Membro nº: 13006

Caro Cliente,

QUOTE(hugo mig @ 7 Jul 2009, 21:13) *
verifico a mesma situacao em relacao ao msn por favor agradeco que resolvam a situacao nao cabe ao cliente solucionar quando a zon nao se certifica que o problema e do equipamento que fornece.
@Helio devo de dizer que os seus colegas do apoio tecnico nao tinham nenhuma informacao relativa a este assunto e que disseram que o problema seria do cliente e nao da zon. a solucao dada pelo Nuno funcionou no meu caso tambem por acaso ja tinha um outro router aqui por casa se nao tivesse como seria ?

Desde já pedimos por todo o incómodo causado, confirmamos que a situação das dificuldades de acesso ao msn messenger, com o netgear CBVG834G, encontra-se em análise para rectificações pelos técnicos, pelo que esperamos que a situação seja resolvida o mais breve possivel.

Melhores Cumprimentos

IPB

Quem é Zon está ON!

+Quote Post

fac2009
post 8 Jul 2009, 19:04
Post #5

Membro

Registado: 8-July 09
De: 4465-558 Leça do Balio
Membro nº: 16151

Também tenho o mesmo problema com o msn. Para o resolver, passei a utilizar outra aplicação para o efeito.
Para quem estiver interessado deixo o respectivo link:
http://www.pidgin.im/download/
Já gora pedia à ZON que nos informasse quando o problema com o msn estiver resolvido.
Os meus agradecimentos.

+Quote Post

jango
post 9 Jul 2009, 00:24
Post #6

Membro

Registado: 19-September 07
Membro nº: 10651

Relativamente ao IRC talvez isto ajude:

Caros amigos,

Sou o Join, PTnet Helper da rede PTnet. E estou aqui só mesmo como utilizador NetCabo e como Helper da rede para vos indicar algumas coisas que podem fazer para tentar resolver o problema.

Para a ZON: como vêm, este não é um problema apenas da ZON. Sugiro-vos que arranjem um firmware novo o mais rápido possível, pelo que vejo dito (náo tenho o dito router) é problema daí.

Algumas coisas que se pode fazer:
- Sacar o WinMTR e ver o ping de um servidor da PTnet até à vossa máquina, e ver onde está o packet loss (1).
- Usar a porta 6668. Neste momento há um servidor com SSL e de testes que tem a porta 6668 activa. Se o Router bloqueia a porta 6667, tentem o seguinte servidor:
* hub.ptnet.org:6668 (ou 193.126.233.1:6668)
- Usar um proxy exterior: se tiverem outro PC, podem sempre fazer um proxy socks5 no outro PC e usar daí, ficando a ser "visto" o IP da outra máquina (isto requer alguns conhecimentos, se são "simples users do IRC ignorem o que acabei de dizer).

Ao dispor para contacto por Join@PTHelp.org ou Join na rede PTnet.

Atenciosamente,
Rui Cruz
ruicruz.pt

+Quote Post

JcRabbit
post 9 Jul 2009, 19:26
Post #7

Membro

Registado: 2-May 09
Membro nº: 15653

A solução do Nuno_Wide resolveu o meu problema com o Live Messenger (mas atenção que a ligação não caía se a pessoa com quem estivesse a comunicar também estivesse a usar um cliente Live Messenger, apenas se estivesse a usar um outro cliente como, por exemplo, o Pidgin).

Dito isto, apenas consegui resolver o problema porque tinha um router Linksys aqui à mão e, mesmo assim, só depois de várias tentativas porque as instruções não são muito detalhadas.

ACHO INADMISSIVEL que a ZON saiba deste problema há vários meses, não faça nada para o resolver e continue a impingir esta treta do Netgear (que ainda por cima tem outros problemas bem conhecidos, como o sobre-aquecimento!) a clientes que não suspeitam de nada. Até dá a impressão que o Live Messenger só é usado por uma mão cheia de pessoas, não é?!! O mesmo em relação ao mIRC, que continuo a não poder usar.

Isto, claro, para não falar dos tais 6 Mbits de upload que a ZON diz fazerem parte da WideBand 100 Mbits e que não passam dos 1.7 Mbits no SpeedTest!

Mas já que estou aqui a escrever isto gostava que me respondessem a uma pergunta:

Atribui ao Netgear o endereço IP 192.168.50.1 e 192.168.50.50 no DMZ. No Linksys desliguei a configuração automática para a Internet (DHCP), atribuí-lhe o endereço IP estático 192.168.50.50 e 192.168.50.1 (o endereço do Netgear) em 'Default Gateway'. Não consegui atinar foi com os endereços dos servidores de DNS, que acabei por pôr como 212.113.164.55 e 212.113.164.54, que são aqueles que o Netgear me diz estar a usar.

A minha dúvida é: os endereços de DNS têm mesmo que ser fixos e não há maneira de o Linksys os ir buscar automáticamente ao Netgear? Tentei usar o Netgear (192.168.50.1) como servidor de DNS no Linksys e aparentemente não funcionou.

+Quote Post

Hélio M
post 10 Jul 2009, 12:00
Post #8

Membro

Registado: 21-May 08
De: ZON Multimédia
Membro nº: 12314

Caro Cliente,

QUOTE(JcRabbit @ 9 Jul 2009, 19:26) *
... O mesmo em relação ao mIRC, que continuo a não poder usar.

Poderá testar efectuar os passos aqui referidos pelo Membro 'jango'.
...
A minha dúvida é: os endereços de DNS têm mesmo que ser fixos e não há maneira de o Linksys os ir buscar automáticamente ao Netgear? Tentei usar o Netgear (192.168.50.1) como servidor de DNS no Linksys e aparentemente não funcionou.

Utilizando o Modem/Router NetGear apenas como Modem, deveria recepcionar os endereços no seu Linksys sem a necessidade de os colocar manualmente. Deverá testar definir o seu Router Linksys para obter IP Automáticamente, de forma a permitir que o mesmo requisite os DNS directamente ao Modem NetGear.

Cumprimentos,

IPB

Quem é Zon está ON!

+Quote Post

JcRabbit
post 11 Jul 2009, 00:36
Post #9

Membro

Registado: 2-May 09
Membro nº: 15653

QUOTE(Hélio M @ 10 Jul 2009, 11:00) *
Utilizando o Modem/Router NetGear apenas como Modem, deveria recepcionar os endereços no seu Linksys sem a necessidade de os colocar manualmente. Deverá testar definir o seu Router Linksys para obter IP Automáticamente, de forma a permitir que o mesmo requisite os DNS directamente ao Modem NetGear.

Pronto, já percebi o que estava a fazer mal. Tinha desligado a opção DHCP Server no Netgear porque pensava que podia entrar em conflicto com o Linksys (esqueci-me que agora estavam em redes diferentes). Afinal só tinha que ligar de novo o DHCP no Netgear, com um 'Starting Address' de 198.160.50.50, e colocar o Linksys em Automatic Configuration - DHCP. Assim o Netgear fornece um endereço IP (e os endereços dos servidores de DNS, etc...) ao Linksys e o Linksys endereços IP ao resto da rede.

+Quote Post

nuno_wide
post 31 Jul 2009, 02:13
Post #10

Membro

Já que este tópico parece-me (infelizmente) ter alguma utilidade, seguem os passos (mais detalhados) sobre como corrigir os problemas com o Live Messenger, com os bloqueios (congelamentos) do NETGEAR e já agora (NOVIDADE) smile.gif com o MIRC a funcionar ... (pare quem tenha o Netgear e outro Router).

1º Ligações
Um cabo de rede a ligar uma porta LAN do Netgear à porta WAN (internet) do outro Router

2º Configurações NETGEAR
Basic Settings
Cable Network Settings = DHCP
DNS Address (domain name server) = Get Automatically from ISP

DMZ Host
DMZ Address 192.168.50.50
(o Respond to Ping on WAN Port pode ficar activado)

LAN IP
LAN IP Address = 192.168.50.1
Subnet Mask 255.255.255.0
DHCP Server = Yes
Starting IP Address (e) Ending IP Address = 192.168.50.50

TODAS AS OUTRAS OPÇÕES EM TODAS AS OUTRAS SECÇÕES NO NETGEAR DESLIGADAS !

3º Configurações 2º equipamento (no meu caso D-Link Dir300 como já referido)
Local IP Address = 192.168.0.1
Subnet Mask = 255.255.255.0
Gateway = 192.168.0.1
WAN Connection Type = Automatic Configuration (DHCP) (que vai adquirir o IP ao NETGEAR ... "192.168.50.50")

Tudo o resto, ou seja, wireless, port forwarding, firewall, etc. devem ser configurados/activados neste 2º equipamento

Isto resolve os problemas de "congelamentos do NETGEAR" (daqueles que só lá iam indo à ficha) ... o meu que "congelava" 4/5 vezes ao dia e desde o meu 1º post (12 jun) nunca mais tive qualquer "congelamento" (com Live Messenger e tudo a trabalhar ...)

MIRC
Quanto ao MIRC, tenho lido aqui em alguns posts que o problema está no firmware do NETGEAR ... tenho sérias dúvidas quanto a isso ... (até pela minha resolução) ... de qualquer modo ...eu resolvi esse problema simplesmente configurando nas propriedades de TCP/IP da minha ligação de rede, DNS(s) abertos ... no NETGEAR não dá para os configurar senão o "tipo" não se consegue autenticar ... portanto no NETGEAR os DNS(s) ficam como estão (passos em cima "2º Configurações NETGEAR" ...) e na ligação de rede (no PC), nas propriedades do TCP/IP escolher "Utilizar os seguintes servidores de DNS" e colocar no 1º = 208.67.220.220 e no 2º = 208.67.222.222 ... no MIRC convém configurar como servidor o "world.ptnet.org" ... (porque se for Random nem sempre entra para ele) ... e voilá ... MIRC na PTNet sem problemas ... eu utilizei estes dois IPs de servidores de DNS abertos e como funcionou à primeira fiquei-me por aqui ... mas deve funcionar com "n" deles ... é só ir ao google e procurar !
Caso utilizem DNS abertos pertencente a "PT" (não sei se existem ...) não há a necessidade de no MIRC configurar como servidor o "world.ptnet.org" ... pode ficar o "Random" !

Espero que desta vez não deixe dúvidas ! smile.gif

Nuno

P.S. Os DNS que utilizei pertencem à OpenDNS e são livres para utilização (abertos) ! ... Caso escolham outros, por questões "de segurança", aconselho a algum critério na escolha dos mesmos !

P.S.2 Apesar de para mim estar tudo a funcionar ... e sem problemas ... por estas situações todas ... não posso deixar de terminar com um ... "shame on you ZON" !

+Quote Post

JorgeCCastro
post 1 Aug 2009, 00:20
Post #11

Membro

Registado: 1-August 09
Membro nº: 16348

ja postei um tópico com isto.
verifiquem a hora do relógio do Router... se tiver diferente da do vosso PC ou vossos PC's a net vai abaixo!
sim eu sei que parece a cena mais estúpida do mundo, mas é verdade... basta acertarem a hora dos PC's pela do router... visto que a do router não dá para acertar!
amanha vou ligar aos artistas!

+Quote Post

25Abril
post 12 Aug 2009, 00:38
Post #12

Membro

Registado: 4-June 09
Membro nº: 15918

QUOTE(nuno_wide @ 31 Jul 2009, 01:13) *
MIRC
Quanto ao MIRC, tenho lido aqui em alguns posts que o problema está no firmware do NETGEAR ... tenho sérias dúvidas quanto a isso ... (até pela minha resolução) ... de qualquer modo ...eu resolvi esse problema simplesmente configurando nas propriedades de TCP/IP da minha ligação de rede, DNS(s) abertos ... no NETGEAR não dá para os configurar senão o "tipo" não se consegue autenticar ... portanto no NETGEAR os DNS(s) ficam como estão (passos em cima "2º Configurações NETGEAR" ...) e na ligação de rede (no PC), nas propriedades do TCP/IP escolher "Utilizar os seguintes servidores de DNS" e colocar no 1º = 208.67.220.220 e no 2º = 208.67.222.222 ... no MIRC convém configurar como servidor o "world.ptnet.org" ... (porque se for Random nem sempre entra para ele) ... e voilá ... MIRC na PTNet sem problemas ... eu utilizei estes dois IPs de servidores de DNS abertos e como funcionou à primeira fiquei-me por aqui ... mas deve funcionar com "n" deles ... é só ir ao google e procurar !
Caso utilizem DNS abertos pertencente a "PT" (não sei se existem ...) não há a necessidade de no MIRC configurar como servidor o "world.ptnet.org" ... pode ficar o "Random" !

Espero que desta vez não deixe dúvidas ! :)

Nuno

P.S. Os DNS que utilizei pertencem à OpenDNS e são livres para utilização (abertos) ! ... Caso escolham outros, por questões "de segurança", aconselho a algum critério na escolha dos mesmos !

P.S.2 Apesar de para mim estar tudo a funcionar ... e sem problemas ... por estas situações todas ... não posso deixar de terminar com um ... "shame on you ZON" !

Boas Nuno,

A solução de colocar esses DNS infelizmente não funciona, para o irc ou outros serviços idênticos, mas concordo plenamente que o problema reside aì.

Basta usar um proxy e funciona tudo no entanto considero que a solução terá forçosamente de vir da ZON.

Afinal quem paga pela "internet" tem de ter disponivel todos os serviços, caso esta situação se mantenha só cá fica quem a aceita...

+Quote Post

nuno_wide
post 14 Aug 2009, 14:08
Post #13

Membro

QUOTE(25Abril @ 11 Aug 2009, 23:38) *
QUOTE(nuno_wide @ 31 Jul 2009, 01:13) *
MIRC

Espero que desta vez não deixe dúvidas ! smile.gif

Nuno

Boas Nuno,

A solução de colocar esses DNS infelizmente não funciona, para o irc ou outros serviços idênticos, mas concordo plenamente que o problema reside aì.

Basta usar um proxy e funciona tudo no entanto considero que a solução terá forçosamente de vir da ZON.

Afinal quem paga pela "internet" tem de ter disponivel todos os serviços, caso esta situação se mantenha só cá fica quem a aceita...

Boas "25 de Abril",

Realmente os DNS que referi já não funcionam ... mas funcionaram bem até anteontem (durante vários dias) ... o que ainda deixa a "equação" mais baralhada ... faz começar a pensar que afinal o problema deve ser "político" entre a ZON e a PTNet e que "alguém" não quer que os utilizadores ZON entrem na PTNet. Mas que o "bloqueio" passa pelo DNS disso não tenho nenhuma dúvida (utilizando o meu DNS privado continua a funcionar sem nenhum problema).

Quanto a ter que ser a ZON a resolver o problema ... concordo plenamente contigo ... mas já não me acredito que isso vá acontecer ... se a ZON pretendesse fazer alguma coisa, aos meses que estes problemas existem, já tinha havido pelo menos alguma "tentativa" ... e pelo que me parece não houve. Como eu tenho todos os serviços "disponíveis" (apesar de não ter sido a ZON a resolvê-los) ainda por cá ando ... mas podes ter a certeza que se, por exemplo, não conseguisse ter o messenger "estável" já cá não estava era há muito tempo.

Um abraço,
Nuno

P.S. Estou muito mais decepcionado com o facto de vir debitado na minha conta o aluguer da powerbox. Ou seja, compro um pacote com 110 canais e nesse pacote não vem incluido o custo do aparelho, necessário para os ver ! ... Assim até podiam dizer que os pacotes eram grátis ... depois levavam €30 por mês para o aluguer da powerbox e mais €30 para o aluguer do modem ! ... e ia dar à mesma coisa ... É devido a este tipo de marketing (enganador) que o país está como está !

+Quote Post

25Abril
post 15 Aug 2009, 01:05
Post #14

Membro

Registado: 4-June 09
Membro nº: 15918

QUOTE(nuno_wide @ 14 Aug 2009, 14:08) *
Boas "25 de Abril",

Realmente os DNS que referi já não funcionam ... mas funcionaram bem até anteontem (durante vários dias) ... o que ainda deixa a "equação" mais baralhada ... faz começar a pensar que afinal o problema deve ser "político" entre a ZON e a PTNet e que "alguém" não quer que os utilizadores ZON entrem na PTNet. Mas que o "bloqueio" passa pelo DNS disso não tenho nenhuma dúvida (utilizando o meu DNS privado continua a funcionar sem nenhum problema).

Quanto a ter que ser a ZON a resolver o problema ... concordo plenamente contigo ... mas já não me acredito que isso vá acontecer ... se a ZON pretendesse fazer alguma coisa, aos meses que estes problemas existem, já tinha havido pelo menos alguma "tentativa" ... e pelo que me parece não houve. Como eu tenho todos os serviços "disponíveis" (apesar de não ter sido a ZON a resolvê-los) ainda por cá ando ... mas podes ter a certeza que se, por exemplo, não conseguisse ter o messenger "estável" já cá não estava era há muito tempo.

Um abraço,
Nuno

P.S. Estou muito mais decepcionado com o facto de vir debitado na minha conta o aluguer da powerbox. Ou seja, compro um pacote com 110 canais e nesse pacote não vem incluido o custo do aparelho, necessário para os ver ! ... Assim até podiam dizer que os pacotes eram grátis ... depois levavam €30 por mês para o aluguer da powerbox e mais €30 para o aluguer do modem ! ... e ia dar à mesma coisa ... É devido a este tipo de marketing (enganador) que o país está como está !

Boas Nuno,

Curiosamente eu sempre tive o MSN estável mas quando tenho de usar o IRC tenho de arranjar um public proxy...

E falam no firmware como solução... Eu digo que não é por aí aliás basta ver este resultado de análise ao meu ip.

IP address: 85.138.X.XXX

No host name is associated with this IP address or no reverse lookup is configured.

Error:Host not found

85.138.X.XXX is from Portugal(PT) in region Western Europe

Fica o pedido à ZON para que faculte aos clientes ranges de ips aos clientes com dns a 100%

Um abraço

+Quote Post

MAR9U3S
post 17 Aug 2009, 17:49
Post #15

Membro

Registado: 17-August 09
Membro nº: 16467

Quero agradecer aqui ao Nuno Wine pela solução dada, pois resolveu o meu problema que era o voice do second life, passo a citar que a partir desta solução o mesmo ficou a funcionar sem qualquer tipo de problemas... wink.gif

-Agora não compreendo como uma empresa como o ZON prefere ficar difamada e talvez "queimada" com esta situação que é do desagrado de muitos dos seus clientes a trocar todos estes modens que nos estão a dar bastantes problemas e dores de cabeça...quando houver mais concorrência na zona a nível de fibra eles vão-se mexer... huh.gif

+Quote Post

5 Páginas V   1 2 3 > » 
Reply to this topicStart new topic
1 utilizador(es) está(ão) a ler este tópico (1 visitante(s) e 0 utilizador(es) anónimos)
0 membros:

« Próximo mais velho · NETGEAR · Próximo mais novo »